quarta-feira, 14 de outubro de 2015

COMO SABER SE VOCÊ CONHECE JESUS CRISTO?



Lá por 2008 e 2009, por meio de alguns amigos de Renovação, conheci um pregador estadunidense chamado Paul David Washer, encarregado de uma obra missionária presente no mundo inteiro chamada HeartCry Mission. A sua pregação mais famosa, “viralizada” pela internet, aconteceu numa Conferência para Jovens nos Estados Unidos e recebeu o apelido de “pregação chocante”... Sem dúvida, a minha pregação predileta! O texto bíblico base da mensagem é este (não pule! Leia NOVAMENTE este texto):

Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram.

Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores.

Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinhos e figos dos abrolhos? Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos. Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo.

Pelos seus frutos os conhecereis.

Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres? E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!

Do Evangelho de São Mateus, cap. 7, versos 13 a 23.

Após ler o trecho de Evangelho, o pregador introduz sua palavra profética de modo cortante:

Eu estou aqui hoje e não estou preocupado no meu coração com a sua autoestima. Eu não estou preocupado no meu coração se você se sente bem consigo mesmo, se a vida está do jeito que você queria ou se a sua conta bancária está no verde. Só tem uma coisa que me tirou o sono, só tem uma coisa que me preocupou durante a manhã toda. E é isto: em 100 anos, a maioria das pessoas neste prédio possivelmente estará no inferno. E muitos que até mesmo professam Jesus Cristo como Senhor passarão a eternidade no inferno.

A pregação segue desmascarando o falso cristianismo que perpetrou-se na cultura estadunidense – sem dúvida nenhuma, cada palavra se aplica perfeitamente a nossa realidade brasileira – e deixa claro que é pelos frutos que nós podemos saber se, de fato, conhecemos Jesus, defendendo que as obras são a evidência da fé (uma reflexão bastante coerente com a Declaração Conjunta sobre a Justificação).

Num determinado momento da pregação, Paul Washer questiona seus ouvintes, sob a luz da Palavra de Deus – “Pelos frutos os conhecereis” – e faz a seguinte comparação:

Vamos imaginar que eu apareça atrasado e entre correndo aqui na plataforma e todos os outros líderes, zangados comigo, me dissessem: 'Irmão Paul, você considerou que lhe foi dada uma oportunidade única para fazer participar conosco aqui e você simplesmente chega atrasado?'

E eu digo: 'Irmãos, vocês têm de me perdoar'.

'Por quê?'

‘Eu estava a caminho, na rodovia, e o pneu do meu carro furou, e eu estava trocando o pneu, e enquanto isso a porca da roda caiu, e eu não estava prestando atenção, então eu corri para pegar a porca da roda. Assim que eu a peguei, no meio da rodovia, eu levantei. Tinha um caminhão de carga de 30 toneladas vindo a uns 150 km/h; ele me atropelou. E é por isso que estou atrasado.

Só existiram duas explicações lógicas – eu sei, ninguém mais estuda lógica. Mas só existiriam duas conclusões lógicas: 1) Eu sou um mentiroso; 2) Eu sou maluco.
Você diria: 'Irmão Paul, é absolutamente absurdo. É impossível ter um encontro com algo tão grande como um caminhão de carga e não mudar de estado'.

E minha questão para você seria a seguinte: O que é maior, um caminhão de carga ou Deus? Como é que tantas pessoas hoje professam ter tido um encontro com Jesus Cristo e ainda assim não são permanentemente transformados?

E este é o ponto da minha reflexão hoje... O encontro com Jesus Cristo “faz um estrago terrível”, infinitamente maior do que o de um caminhão de 30 toneladas à 150 km/h. Nunca mais a vida é a mesma.

Agora, por detrás de toda a dura realidade desta pregação, existe um anúncio de misericórdia que eu desejo oferecer a todos os meus amigos e conhecidos que, por algum motivo, abandonaram os Grupos de Oração da Renovação Carismática. Irmãos que foram grandes líderes, pregadores, servos comprometidos.

O verso 23 do capítulo 7 de São Mateus inverte a lógica da pergunta que intitula esta reflexão! A questão não é “se eu conheço Jesus Cristo”. A questão é “Ele me conhece"? Conhecer, amigos, no contexto deste trecho das Escrituras, pressupõe uma experiência profunda, "saboreada", vívida, na qual o Senhor imprime no coração da pessoa a certeza de que ela é escolhida. De fato, uma das acepções de “conversão” na Bíblia é esta: a de ter sido CHAMADO por Deus. Há, portanto, um ENCONTRO no qual JESUS chama a pessoa. O chamado pressupõe, em primeiro lugar, uma "eleição" da parte do Senhor; em segundo lugar, pressupõe que a pessoa é CONHECIDA por Jesus Cristo (cf. Jo 13, 18).

É o Senhor Jesus quem diz, a respeito dos que Ele conhece e escolhe:

Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim não o lançarei fora. Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia.

Do Evangelho de São João, capítulo 6, versos 37 a 39.

E no capítulo 17 do mesmo Evangelho, Jesus diz:

Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus e deste-mos e guardaram a tua palavra. Agora eles reconheceram que todas as coisas que me deste procedem de ti. Porque eu lhes transmiti as palavras que tu me confiaste e eles as receberam e reconheceram verdadeiramente que saí de ti, e creram que tu me enviaste. Por eles é que eu rogo. Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.

Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. Neles sou glorificado.

Já não estou no mundo, mas eles estão ainda no mundo; eu, porém, vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me encarregaste de fazer conhecer, a fim de que sejam um como nós. Enquanto eu estava com eles, eu os guardava em teu nome, que me incumbiste de fazer conhecido. Conservei os que me deste, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.

O grande anúncio que eu desejo fazer aos meus amigos hoje é este: Se um dia de fato você teve um encontro com Jesus Cristo, meu irmão e minha irmã, eu estou certo de que, neste exato momento, há uma insatisfação profunda no seu coração, que você tenta disfarçar com falsos pretextos do tipo “a minha vida mudou demais”, “não tenho mais tempo”, “estou decepcionado com esta RCC que está aí”, “etc”, “etc”, mas, no fundo... Você está ardendo de saudades do Senhor Jesus! Você sente saudades da Missão, saudades de encontrar o seu prazer nos átrios do Senhor, em meio ao Seus louvores... Você se sente incompleto! Não tenha dúvidas: É o Espírito do Senhor que está gemendo como que “em dores de parto” no seu interior! Jesus não perde nenhum daqueles que O PAI LHE DEU. O único que se perdeu foi Judas e, como explicou Jesus, isto aconteceu apenas para se cumprirem as Escrituras; além dele... Ninguém mais dos que o Pai confia a Jesus há de se perder. As almas que se perdem neste mundo são as que nunca fizeram a genuína experiência.

Se nada disso acontece, se nada disso move o seu interior e você está, neste exato momento, "plenamente feliz", sem necessidade alguma dos Grupos de Oração, do convívio dos irmãos, da Missão, da vida plena em Jesus Cristo ... Só há uma explicação: Você nunca teve um encontro REAL com Jesus Cristo! Você viveu da experiência dos outros, reagiu a um ambiente cristão carismático ao estilo behaviorista ... E nada mais! Você vai seguir a sua vida de médico, psicólogo, nutricionista, advogado, engenheiro, fisioterapeuta, empresário ou seja lá o que – agora – você é, sem necessidade alguma de viver a radicalidade do Senhorio de Jesus porque, no fundo, ele NUNCA foi uma realidade na sua vida.

Mas minha reflexão de hoje é para você que, hoje, está longe. Ah! Eu sei o que é estar longe... Sei o que é cair e se afastar... Sei o que é ver os irmãos que, um dia, caminharam e choraram ao seu lado pelo Reino simplesmente não se importarem mais, nem sequer desejarem saber onde você está, como está, etc.

Mas, se você é conhecido do Senhor Jesus, meu amigo e amiga: ELE é quem NUNCA desistirá de você!

Sabe qual é o termômetro de que, um dia, você conheceu Jesus Cristo? É a experiência, as vezes angustiante e sempre libertadora, de que a sua vida NUNCA MAIS será a mesma. E mesmo que você se afaste, mesmo que você entre num barco, como Jonas, para fugir de Nínive... Ele nunca desistirá de você, porque você é eleito, é chamado.


Não resista ao Senhor. Renda-se!  

2 comentários:

  1. Adorei Fernando.... texto ótimo !! Me tocou muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes querem nos fazer esquecer a essência do Evangelho da Graça... No seio da Trindade, Deus é Amor. Mas "ex Trinitate", Deus é Graça! O amor que o Pai devota ao Filho... é necessidade! O amor devotado a qualquer outra criatura... é pura GRAÇA. Fora do seio da Trindade, Deus é GRAÇA!

      Não há mérito ou virtude... Há eleição! Ele te conhece... Ele te escolhe... Ele não te abandona... Ele se inclina.

      Excluir