segunda-feira, 30 de setembro de 2013

SENTINELAS DA MANHÃ - PROJETO DE VIDA



Estávamos na Capela, adorando o Senhor Jesus no Santíssimo Sacramento. Estávamos ali, um pequeno grupo de jovens, mas com um grande desejo de se dispor à Vontade de Deus e de Seus Desígnios. Foi aí, que a Palavra "Sentinelas da Manhã" ressoou forte em nossas vidas. Não tenho dúvidas que foi como um Vento de Pentecostes! Sereno, suave e ao mesmo tempo forte e arrebatador.

Sentinelas da Manhã, era algo muito novo para nós, pelo menos, para nós que estávamos ali, naquela Capela do escritório da RCC de Brasília, no ano de 2007. Ano que comemoramos 40 anos da RCC no mundo!

Quando nos colocamos a estudar e nos deparamos com as declarações do Beato João Paulo II sobre as "Sentinelas da Manhã", ficamos maravilhados e ao mesmo tempo com "medo", porque ficou claro para nós, já no primeiro instante de nossas pesquisas, que "Sentinelas da Manhã" não era uma moção momentânea, mas entendemos que era um PROJETO DE VIDA E DE MISSÃO que o Senhor Deus estava e está nos chamando através da Sua Igreja pela boca de Pedro!

Desde então até os dias de hoje, continuo a ler e meditar tudo que João Paulo II escreveu e falou para os jovens, e me esforçando por viver este compromisso assumido com esse chamado.

A força pra viver esse chamado só pode vir do Espírito. As ações também só podem ser realizadas mediante o Espírito. E é com a Sabedoria do Espírito que temos que estudar e entender as "estruturas" das ideologias e filosofias, para que possamos dar respostas inteligentes à Luz do Evangelho. 


João Paulo II, mostrou com a sua vida, como ele conseguiu dialogar e responder aos sistemas autoritários que dominaram a Polônia por décadas. E com esta experiência ele falou ao mundo alertando sobre os perigos das tais ideologias.

Em 19 de agosto de 2000, na Vígilia de Tor Vergata, ele disse: "Queridos amigos, vejo em vós as «sentinelas da manhã» (cf. Is 21, 11-12), nesta alvorada do terceiro milênio. No decurso do século que morre, jovens como vós eram convocados em reuniões oceânicas para aprenderem a odiar, eram mandados combater uns contra os outros. Os diversos messianismos secularizados, que pretenderam substituir a esperança cristã, revelaram-se depois autênticos infernos. Hoje encontrais-vos reunidos aqui para afirmar que, no novo século, não vos prestareis a ser instrumentos de violência e de destruição; defendereis a paz, à custa da própria vida se for necessário. Não vos conformareis com um mundo onde outros seres humanos morrem de fome, continuam analfabetos, não têm trabalho. Vós defendereis a vida em todas as etapas da sua evolução terrena, esforçar-vos-eis com todas as vossas forças por tornar esta terra cada vez mais habitável para todos.

Queridos jovens do século que começa, dizendo «sim» a Cristo, dizeis «sim» a cada um dos vossos mais nobres ideais. Eu peço a Cristo que reine nos vossos corações e na humanidade do novo século e milênio. Não tenhais medo de vos entregar a Ele: guiar-vos-á e dar-vos-á força para O seguirdes cada dia em todas as situações."


Um(a) jovem cheio(a) de Deus e que não foge das responsabilidades que o mundo nos impõe. Como disse Jesus: "Dei-lhes a Tua Palavra, mas o mundo os odeia, porque eles não são do mundo. Não peço que os tires do mundo, ma sim que os preserves do mal. Eles não são do mundo, como eu também não sou do mundo. Santifica-os pela verdade. A tua palavra é a verdade.Como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo." (Jo 17,14 -18 - Tradução Bíblia Ave Maria)

Na noite de Tor Vergata, o Papa entregou de presente aos jovens o EVANGELHO, isto é a Palavra, mais claramente ainda: O CRISTO - A PALAVRA DO PAI - ÚNICA E DEFINITIVA - O REDENTOR DO HOMEM!

Em um mundo de tantas palavras, de tantas vozes, a afirmação do Príncipe dos Apóstolos precisa ser também a nossa: "Senhor a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós cremos e sabemos que Tu és o Santo de Deus." (Jo. 6,68-69 - Tradução Bíblia Ave Maria).

Veja que o presente do Papa em Tor Vergata, foi na verdade uma confirmação deste atitude de Pedro, e ao mesmo tempo uma "Profecia" para os nossos tempos e tempos vindouros.

No ano da Fé, desejo à mim e todos, que o Espírito de Deus nos batize perenemente!

Um forte abraço a todos!



Ricardinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário