segunda-feira, 29 de julho de 2013

MÃE POR CORRESPONDÊNCIA?


Foram tão profundas as palavras e os momentos da visita do Santo Padre, Papa Francisco, ao Brasil que precisamos de tempo e contemplação para que o "êxtase" nos devolva ao estado natural.

Falou-nos da Evangelização, do sair das paredes da Paróquia; falou sobre o combate a fome, combate a falta de educação; demonstrou com sua vida como se faz ecumenismo; etc.

Aos poucos iremos retomando as suas falas e os seus gestos, a fim de extrair a profecia de Deus para a nossa Igreja neste tempo.

Com a sombra de Pedro os enfermos eram curados, nos afirma os Atos dos Apóstolos. O Sucessor de Pedro foi, sem dúvida, instrumento profético para sacudir a Igreja no Brasil.

Atrevo-me, contudo, a citar algo da entrevista do Papa concedida à Globonews: A Igreja é uma mãe e uma mãe não se relaciona com seus filhos "por correspondência". Ele disse que, pelo menos em alguns lugares da Argentina, isto ocorreu. Será que isto ocorre no Brasil? hehehe Sim: Muito Documento... E pouco ação realmente efetiva. Linhas pastorais, "ver, julgar, agir"... Mas, na prática... Como disse o Papa: Estamos muito atrasados nisto (falando aos Bispos do CELAM).

Se a Igreja não anunciar O KERIGMA... O DOGMATA seguirá sendo entregue aos fiéis sem que eles tenham idéia do que estão recebendo... Tudo começa "no primeiro anúncio", na Pregação Poderosa da Palavra de Deus... É só olhar para a Igreja de Atos.

Então, como filho da Igreja, peço: Preguemos que Jesus Cristo é Salvador e que está vivo e que toda a autoridade lhe foi dada. Preguemos que nisto está a maior manifestação do Amor de Deus por nós. Preguemos que o pecado, que dilacera a minha e tua vida, foi derrotado na cruz. Preguemos que o Espírito Santo age poderosamente na Igreja, em mim e em você, com o poder de nos fazer novas criaturas. Preguemos a Palavra de Deus!

Depois disto.... Os projetos e linhas pastorais caem muito bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário