terça-feira, 31 de março de 2015

A RENOVAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO - COLABORADORES DA TESE

A RENOVAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO
Denise S. Blakebrough

Agradecimentos

Encabeçando este apartado de agradecimentos, devo expressar ante tudo meu reconhecimento, minha maior gratidão e amor ao Senhor Jesus e ao Espírito Santo (Ruah Ha Qodesh) que me deu força, iluminou-me e me motivou ao longo dos meus estudos teológicos e que não deixa de me assistir em todos os momentos.

Devo mencionar a Pedro Fernandez Rodriguez, O.P., que forneceu muita e sólida informação desde Salamanca, sobre os inícios da Renovação Carismática.

Hei de manifestar meu agradecimento a Francisco Alonso Colomer, de Madri. Na realização desta tese, ele supriu muitas de minhas carências e contribuiu, em grande medida, a despejar perplexidades, orientando-me e ajudando-me, ao longo de toda esta etapa, como assessor nas correções de estilo e animador nos difíceis momentos, sem cuja ajuda no teria sido possível o bom resultado do trabalho.

Contei, em meu trabalho, com a inestimável ajuda de pessoas nos Estados Unidos, porque é, de fato, onde começou a Renovação, como Robert DeGrandis, S.S.J., que me pôs em contato Walter Matthews, Diretor do NSC (National Service Committee) da Renovação Carismática Católica do Estados Unidos. Walter Matthews me proporcionou múltiplos endereços de pessoas às quais eu poderia dirigir-me, afim de que me ajudassem. Encontrei ajuda importante em muitas pessoas com a quais tratei, nas convivências celebradas em Brighton, Orlando, Pittsburg, Jerusalém, Bélgica, Roma e Fiuggi.

Um contato importante e chave foi Patrick Bourgeois que, como professor da Universidade de Dusquene e do Espírito Santo em Pittsburg, em 1967, foi, juntamente com Ralph Keifer (falecido), os primeiros a receberem o Batismo no Espírito Santo. Patrick Bourgeois segue na Renovação, sendo, atualmente, Decano e catedrático de Filosofia na Universidade de New Orleans. Enviou-me cópias de livros – já esgotados -, documentos que contêm sua experiência pessoal e seu “alento” especial para que eu escrevesse esta tese. Expresso aqui a minha gratidão a todos eles.

Outra valiosíssima comunicação pude manter com Kilian McDonnel, O.S.B., Presidente do Instituto de Pesquisa Ecumênico e Cultural (Institute for Ecumenical and Cultural Research), Collegeville, Minnesota, de quem recebi orientações, livros e cartas. Conheci-o em um encontro ecumênico internacional em Brighton, Jesus is Lord, em 1991.

Também me encontrei com Kevin e Dorothy Ranaghan, aos que pude rever em Orlando, Estados Unidos, em 1995, durante o Congresso Holy Spirit and World Evangelization, e depois em South Bend, Indiana, onde eles moram e onde me acolheram (1997) com membros de sua Comunidade, Pueblo de Alabanza, na qual se fala espanhol. Os Ranaghan também me proporcionaram livros, revistas e escritos de interesse.

Sister Nancy, membro do ICCRS (International Catholic Charismatic Renewal Services) que também participou do Congresso de Orlando, facilitou-me valiosa informação, que pude complementar depois em Jerusalém e na Espanha. Falei com Francis McNutt e sua esposa depois de sua pregação sobre a Cura, na Conferência de Orlando.

Charles Whitehead, Diretor da Revista britânica GoodNews e, sobretudo, Kristina Cooper, editora de GoodNews, fizeram-me chegar revistas relevantes de seu arquivo e nomes das primeiras pessoas membros da Renovação no Reino Unido. A algumas eu pude visitar em Londres e a outros, como Simon Tugwell, O.P., um dos pioneiros da Renovação em Oxford, no Angelicum em Roma, onde se encontrava. Ele teve a generosidade de pôr, a minha disposição, materiais já esgotados no mercado.

Com George Montague, S.M., professor de teologia em St. Mary’s University, e Padre Francis Martin, coincidi durante a Assembléia de Pittsburgh em 1997; ambos também me enviaram livros e informação.

Michael Salvagna me acolheu na Cada de Retiro de St. Paul of the Cross em Pittsburgh, disponibilizando-me informações e mostrando-me o local, no sótão (hoje usado como armazém) onde se reunia, depois de Duquesne, o grupo de oração dirigido por David Mangan e seu irmão Tom, e ele celebrava a missa para eles.

Francis Sullivan, S.J., professor que pertenceu à Universidade Gregoriana, radicado nos Estados Unidos, enviou-me uma cópia de seu livro A Renovação Carismática Católica. Livro já disponível.

Igualmente tive acesso a dados e documentos através de Ralph Martin, David Mangan e sua equipe na Comunidade Word of God; também Steve Clark e sua Comunidade Washtenaw Covenant Community, facilitou-me acesso a dados e documentos, quando estive em Ann Arbor, Michigan.

Padre Michael Scanlan, T.O.R., Diretor da Universidade franciscana de Steubenville, Ohio, veterano na Renovação, proporcionou-me acesso ao seu livro Left the Fire fall, e conheci ao Padre Cohen, participante da Assembléia celebrada na Universidade; Padre Cohen formou, junto com Patrick Bourgeois, um novo grupo da Renovação, em New Orleans.

Edward O’Connor, C.S.C., recebeu-me em seu escritório, na Universidade de Notre Dame, South Bend, e também me deu acesso a informações, remetendo-me, depois, alguns trabalhos.

Também Paul H. DeMilio, encarregado dos Arquivos da Universidade de Duquesne e do Espírito Santo, Pittsburgh, proporcionou-me documentos inéditos e me pôs em contato com várias pessoas que tiveram relação com a Renovação e com as quais ele escreveu o livro História de Duquesne.

Roger Matthys, secretário de Suenens, obsequiou-me com os livros quinto e sexto dos Documentos de Malinas, o primeiro dos quais não está traduzido ao espanhol. Também possibilitou-me acesso a outros livros de Suenens e me convidou ao Primeiro Encontro Internacional de Amigos da Associação FIAT (fundada por Verônica O’Brien e Cardeal Suenens), na Bélgica, onde consegui nova informação de grande interesse.

Mantive contatos e intercambiei cartas com Dom Albert de Monléon, Bispo de Pamiers, França; com Salvador Carrillo Alday, M. Sp.S, no México, que enviou-me livros e dados, e a quem pude ver, quando estive no México. Tive também contato com Dom José Luis Azcona, no Brasil, a quem eu já conhecia desde Madri.

Foi de capital importância, no desenrolar da Tese, a minha viagem para o Chile, onde Carlos Aldunate, S.J., um dos primeiros membros da Renovação, da equipe de Suenens, favoreceu-me com sua generosa e competente assessoria mediante a informação que ajudou, de início, a dividir o trabalho da teste sobre a Renovação Carismática e os livros que possibilitou acessar, durante os Natais de 1999 e 2000, que passei no Chile.

Um reconhecimento muito especial a Dom Rafael Prieto, Delegado Episcopal de Cáritas Diocesana de Plasência (Cáceres), cuja ajuda para algumas partes da tese foi determinante.

Sem estas e outras pessoas, o presente trabalho não teria sido levado a cabo. A todos eles a minha mais afetuosa consideração e gratidão por terem me alimentado e alentado, em meu itinerário investigador. E a todos que, de alguma forma, repito, vincularam-se sempre a mim, positiva e afetivamente, em meu trabalho por todos os países onde persegui a “verdade” da Renovação (desde as entrevistas com o Cardeal Yves M. J. Congar e o Cardeal L. J. Suenens, passando pelo ICCRS, na Itália); sempre fui muito bem atendida! A Maria Ángeles, Maria Glória, Angel... meu mais profunda reconhecimento.

Agradeço ao meu grupo Rosa de Sarón, sediado na Paróquia de Nuestra Señora de la Paz, que tanto oraram por este trabalho.

Especial menção devo fazer a Dom Licerio Osuna Fuentes, valiosíssimo corretor do texto sobre conceitos da Renovação, e ao Padre Ceferino Santos, S.J., Diretor da Revista da Renovação na Espanha (Revista Nuevo Pentecostes); também agradeço a Professora Clemen Pullán, bem como as irmãs Maruja e Filo Martín, de Salamanca, membros da Renovação, por suas sugestões na última revisão.

César Casado Fernández, do Grupo da Renovação “Vino Nuevo” (Grupo de Oração Jovem), foi um valiosíssimo colaborador para a apresentação informática desta tese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário